Notícias

PROJOVEM Urbano Recife inicia formação de professores

Teve início ontem, quarta-feira, 11/07/18, no auditório da FCAP – Faculdade de Administração da UPE, a formação dos professores que atuarão no PROJOVEM URBANO RECIFE. Lotaram o auditório, profissionais selecionados para os cargos de professor, educador de participação cidadã, educador de qualificação profissional, educador para acompanhamento do acolhimento às crianças e tradutor e intérprete de libras.

            O PROJOVEM URBANO RECIFE é fruto de convênio firmado entre a Prefeitura da Cidade do Recife e a Universidade de Pernambuco – UPE com a interveniência do IAUPE – Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco e capacitará 3.200 jovens na faixa etária entre 18 e 29 anos, objetivando inseri-los no mercado de trabalho. O PROJOVEM é um programa federal operacionalizado pelo MEC com contrapartida da Prefeitura do Recife. Portanto, trata-se de um programa de largo alcance social e o PROJOVEM RECIFE se caracteriza como o maior do país em operação no momento.

A formação do PROJOVEM dura um ano e meio, com aulas de segunda a sexta, das 18h às 22h. Além de cursar as disciplinas do Ensino Fundamental, o Programa oferece qualificação profissional nas áreas de administração, alimentação e turismo e hospitalidade. O aluno que escolher cursar a área de turismo e hospitalidade terá cursos de organização de eventos, ajudante de garçom (cumim), recepcionista de hotel e monitor de turismo local. Quem optar pelo curso de administração vai receber a qualificação de arquivador, almoxarife, office boy e auxiliar administrativo. Quem escolher a área de alimentação vai estar apto a trabalhar como chapista, cozinheiro auxiliar, repositor de mercadoria e vendedor ambulante.

            Estiveram presentes ao evento Bruno Oliveira, Coordenador Geral do PROJOVEM RECIFE, Prof. Roberto Santos, Diretor do IAUPE, Prof. Ricardo Lima, Gerente Técnico do IAUPE, Prof. Carlos Silva, Coordenador-Geral do PROLINFO – Programa de Línguas e Informática da UPE e o Prof. Carlos Ubirajara, Coordenador do PREVUPE – Pré-vestibular da UPE.

            O Prof. Roberto Santos, Diretor do IAUPE, representou o Magnífico Reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, e enfatizou o desafio e a relevância do PROJOVEM URBANO RECIFE, bem como a inestimável participação dos professores presentes ao evento, visando resgatar a estima e a confiança dos jovens na faixa etária dos 18 aos 29 anos,  público a ser alcançado pelo PROJOVEM.

            Bruno Oliveira, Coordenador Geral do PROJOVEM RECIFE, focou as dificuldades superadas para chegar àquele momento inicial da formação dos professores, convocando o empenho de todos os presentes a fim de combater a evasão e resgatar a esperança desses jovens, contribuindo para que os mesmos reúnam as condições necessárias para ingressar no mercado de trabalho.

©2024 Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco. All Rights Reserved. Principal: Av. Santos Dumont, 300 - CXPST 056, Aflitos – Recife - PE, CEP 52050-035. Sede Operacional: Av. Rui Barbosa, 1599 Graças - Recife - PE.

Search